top of page
Buscar

Por que realizar análises de óleo?

  • Detectiva
  • 2 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

A condição do óleo é uma consideração importante para manter a integridade e a confiabilidade da máquina. Desde as máquinas de fabricação até os equipamentos de plantas industriais, o monitoramento da condição do óleo pode identificar o início de pequenos problemas que se desenvolvem dentro de um equipamento muito antes de resultarem em falhas que causam paradas de alto custos.


Como parte integrante de qualquer programa de manutenção, a análise de óleo identifica tendências ou mudanças na condição do lubrificante e fornece recomendações de manutenção oportunas para solucionar quaisquer problemas. A evidência clara de desgaste e contaminação de componentes permite aos gerentes de manutenção a oportunidade de ajustar os cronogramas de manutenção de acordo para evitar quebras e perdas desnecessárias na produção, bem como reduzir os custos de reparo e substituição de equipamentos.


Reduza os custos gerais de manutenção


Tarefas de manutenção preditiva programadas regularmente, como substituição de filtros, correias e verificações de nível de fluido, são inestimáveis ​​para evitar falhas dos equipamentos. Além disso, práticas de manutenção “baseadas em condições”, como amostras e análise rotineiras dos lubrificantes em uso, podem economizar tempo e dinheiro.


Por exemplo, as condições de operação geralmente podem ter um efeito significativo nos intervalos de troca de óleo. Um intervalo de troca padrão pode ser considerada um período muito longo para uma unidade que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana em um ambiente fortemente contaminado. Logo uma unidade que opera apenas alguns dias por semana ou se a exposição a contaminantes ambientais for muito menor, o tempo para a troca de óleo será diferente, não podendo nos basear apenas do tempo padrão para troca, pois, as condições no ambiente interferem.


A análise do óleo pode monitorar as alterações nas propriedades físicas do lubrificante e a taxa de desgaste dos componentes internos causada pela entrada de poeira e sujeira para determinar o intervalo de troca ideal baseado na condição. A redução do intervalo de troca pode minimizar o desgaste dos componentes e aumentar a vida útil e a confiabilidade do equipamento. Estender o intervalo de troca pode resultar em economias significativas nos custos de mão de obra e no consumo de óleo.


Esta técnica pode fornecer os mesmos benefícios de economia de custos em aplicações industriais. A substituição completa da carga de óleo normalmente não são viáveis ​​para as unidades hidráulicas de turbinas usadas em usinas de geração de energia e utilidades que exigiriam a substituição de muitos litros de óleo. Ao mesmo tempo, suas tolerâncias operacionais extremas exigem lubrificantes extremamente limpos. A análise do óleo pode identificar as mudanças mais sutis nas propriedades do lubrificante ou a presença até mesmo das menores partículas, para que as medidas apropriadas possam ser tomadas imediatamente para manter a condição ideal do óleo e evitar falhas, evitando os custos surpreendentes de uma troca completa do óleo.


Planejar reparos e programar o tempo de inatividade


O monitoramento contínuo da condição do óleo permite que os gerentes de manutenção planejem o tempo de inatividade de uma máquina para que a manutenção necessária não afete adversamente o fluxo de trabalho, cronogramas de produção ou orçamento. Os laudos da análise classificara o nível de severidade a cada amostra de óleo e fornecerão recomendações para o tipo de ação de manutenção necessária. Considerando a condição atual da unidade, sua criticidade para a produção e os custos e mão de obra necessária para corrigir o problema, o gerente de manutenção pode tomar uma decisão baseada na condição sobre quando a unidade pode ser programada para reparos e ajustar outras responsabilidades de produção de acordo.


Estender a vida útil do equipamento


Encontrar problemas em seus estágios iniciais pode não apenas evitar uma eventual falha, mas também prolongar a vida útil do equipamento. O monitoramento de tendências nos resultados da análise de óleo pode alertar os gerentes de manutenção em qualquer setor sobre falhas iminentes de equipamentos. Alterações nas propriedades do lubrificante e tendência nas concentrações de metais de desgaste são sinais de que os componentes internos e, em última análise, a vida útil da máquina estão em risco. Se uma ação de manutenção oportuna for tomada para corrigir essas situações, a vida útil e a confiabilidade do equipamento podem ser estendidas significativamente. Quanto mais confiável for um equipamento, mais tempo ele estará em serviço, reduzindo os custos gerais de manutenção, reparo e substituição.


Análise de óleo é fundamental


A análise de óleo deve ser parte integrante do plano de manutenção. Para garantir a confiabilidade das amostras temos que adotar boas práticas de aquisição de amostras em intervalos regulares programados. As tendências ou mudanças na condição do lubrificante fornecem um roteiro para estender a vida útil e melhorar a confiabilidade do equipamento em qualquer setor.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page